terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Comemorações do Cinquentenário da ESA

No dia 4 de dezembro do ano de 1964 decorreu o primeiro dia de atividades letivas da nossa Escola, então designada Escola Industrial de Amarante.
Para comemorar tão relevante data realizou-se, nos dias 4 e 5 de dezembro/2014, um conjunto de atividades que certamente ficarão na memória de todos nós: 
No dia 4, quinta-feira, os alunos foram, tal como há cinquenta anos atrás, os grandes atores. Uns na qualidade de mensageiros e outros de recetores da mensagem todos refletiram, em sala de aula, durante uma hora, sobre a importância da criação da Escola, em 1964, e a sua relevância atual, e todos merecem um grande aplauso. Foram excelentes! A verdade é que quando ousamos desafiá-los para ações novas e diferentes acabamos sempre surpreendidos com as suas atitudes responsáveis e enorme capacidade para inovar e criar. Parabéns aos nossos alunos, extensivos, naturalmente, a todos os professores, que também se envolveram em pleno na preparação e realização da ação, criando as condições necessárias para o estrondoso sucesso que veio a verificar-se.
O dia prosseguiu com arruada de bombos e banda de música e uma largada de 147 balões, simbolizando os 147 alunos com que a Escola Industrial abriu as suas portas, e culminou com um mega piquenique, envolvendo alunos, professores e funcionários, em que participou praticamente toda a Escola. Foi um momento muito bonito, a deixar no ar o ambiente humano e fraterno que se vive na Escola.

(clicar na imagem em baixo para visualizar todas as fotos)

No dia 5, 6ª feira, realizou-se no auditório da Escola - um espaço que se tornou pequeno para receber as mais de 400 pessoas presentes - o já habitual Dia do Diploma, integrado num Sarau Cultural. 
Durante a cerimónia foram entregues os diplomas a todos os alunos que, no ano letivo 2013/2014, concluíram o ensino secundário em cursos científico-humanísticos ou em cursos profissionais e, como já vem sendo habitual, foram atribuídos os prémios de mérito aos melhores alunos do ensino básico e do ensino secundário. 
Foi ainda prestada uma singela homenagem a todos os antigos alunos de mérito desde a criação da Escola, chamando ao palco os que puderam e quiseram conferir mais honra e dignidade ao ato com a sua presença. É grato constatar que também os ex-alunos de mérito, mais novos ou mais velhos, não querem e não deixam cortar o cordão umbilical que os liga à sua Escola. O grande objetivo foi o de lembrar que esta foi, ao longo de toda a sua existência, a Escola de eleição para muitos e muitos alunos de excelência e prestar a todos eles uma pequena mas sentida homenagem pelo que aproveitamos para pedir desculpa por qualquer falha que, eventualmente, exista na lista publicada na página eletrónica da escola.
No que concerne ao sarau propriamente dito os números artísticos apresentados durante a cerimónia foram verdadeiramente espetaculares, revelando talentos muito sérios em áreas como a música e canto, a dança a declamação e até o ilusionismo. A comunidade ESA está de parabéns.

(clicar na imagem em baixo para visualizar todas as fotos)

Sem comentários:

Enviar um comentário