terça-feira, 5 de abril de 2016

Parlamento dos Jovens


 No início do mês de março (7 e 8) a Escola Secundária/3 de Amarante participou na sessão distrital do projeto Parlamento dos Jovens – edição 2015/2016 – que se realizou no Fórum da Maia.
 Da responsabilidade da Assembleia da República e sob organização do Instituto Português da Juventude, o tema do projeto para este ano letivo era "Portugal: assimetrias litoral/interior - que soluções."
 Esta sessão contou com a participação de dois deputados, representantes dos alunos do ensino secundário que frequentam a Escola Secundária/3 de Amarante.

Ana Gabriela Teixeira – 10º CSE
Gonçalo Amor Ferreira – 10º CSE

Abertura da sessão parlamentar.

Presentes cerca de 49 escolas do distrito do Porto

 Os “deputados parlamentares” representantes da Escola Secundária/3 de Amarante apresentaram e defenderam o projeto de recomendações, desenvolvido e aprovado pelos alunos seus representantes:

 "O ordenamento do território é fundamental para evitar e ultrapassar os problemas resultantes da má ocupação do espaço e para melhorar a qualidade de vida da população. As soluções passam ainda pela promoção do desenvolvimento do interior do país. O planeamento, a diferentes escalas, tem um papel importante na previsão de ações que conduzam ao desenvolvimento de atividades económicas geradoras de emprego. Para que isto possa vir a acontecer deveriam ser estabelecidos subsídios para "compensar" a colocação de pequenas e médias empresas na zona do interior (concessão de benefícios e incentivos a pequenas e médias empresas e a profissionais qualificados para que se instalem no interior).
 A criação de infraestruturas e a reativação de outras já existentes, como é o caso do aeroporto de Beja, e a construção de auto-estradas."

No intervalo, uma recordação da equipa ESA.

Deputado da ESA, Gonçalo Amor, usando a palavra para defender as medidas propostas pela escola.

Deputada Gabriela durante o debate na especialidade na manhã do dia 8 de março.

 A participação dos nossos deputados foi reconhecida pelos seus pares. O deputado Gonçalo foi mesmo nomeado para porta-voz do grupo de escolas no debate da especialidade.
 As recomendações de implementação propostas pelos nossos deputados foram largamente votadas como propostas válidas e foram tema de aceso debate entre as diversas escolas participantes.
 Salienta-se a pertinente participação dos alunos no projeto em causa, referindo que a Escola Secundária de Amarante e toda a comunidade escolar se sentem orgulhos e honrados com a participação dos seus alunos.

Professor Coordenador D.D.E.
Marco Matos

Sem comentários:

Enviar um comentário