domingo, 17 de dezembro de 2017

Flexibilidade e Autonomia Curricular


 Cerca de 220 escolas no país, entre as quais se encontra a Escola Secundária de Amarante, decidiram implementar, no corrente ano letivo, o “Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular” (PAFC). Este projeto inovador é, nas palavras do Secretário de Estado da Educação, Dr. João Costa, um “instrumento para explorar formas diferentes de organizar os tempos escolares, possibilitando trabalho de diferenciação pedagógica, de natureza interdisciplinar, desenvolvimento de projetos, aprofundamento dos conhecimentos adquiridos, (…) trabalho em equipas pedagógicas”. Através da autonomia conferida às escolas, pretende-se, em última instância, proporcionar aos alunos aprendizagens que os dotarão das competências necessárias para crescer enquanto cidadãos do séc. XXI.


 Neste contexto, realizou-se, no dia 7 de novembro, na Escola Secundária, um encontro que reuniu aproximadamente 250 professores de cerca de 80 escolas, entre agrupamentos de escolas ou escolas não agrupadas públicas e escolas privadas da Região Norte, que aderiram ao PAFC. Neste seminário, estiveram presentes, para além do Dr. João Costa, o Dr. José Vítor Pedroso, Coordenador Nacional do PAFC, o Dr. José Verdasca, Coordenador Nacional do Projeto Nacional para o Sucesso Educativo, bem como outras personalidades diretamente relacionados com o projeto. As diversas intervenções foram seguidas de um debate, tendo os docentes a oportunidade de colocar as suas questões.


 No dia 29 de novembro, a Escola Secundária recebeu, de novo, o Dr. João Costa para uma sessão de esclarecimento sobre o mesmo projeto, que foi aberta a todos os docentes das escolas públicas do Concelho de Amarante e Baião, assim como aos elementos da Direção da Associação de Pais e Encarregados de Educação. Esta visita revestiu-se de particular interesse para todas as escolas, uma vez que se prevê que o PAFC venha a ser generalizado de forma faseada.


 Prevê-se, para o próximo mês de janeiro, uma nova visita do Sr. Secretário de Estado à Escola Secundária de Amarante. O objetivo do Dr. João Costa será, desta vez, dar voz aos alunos dos 7º e 10º anos, níveis de ensino que, nesta Escola, estão envolvidos no projeto. Estes jovens terão a oportunidade de apresentar as suas expectativas e preocupações, bem como de apresentar sugestões para melhorar o funcionamento deste projeto inovador.

Sem comentários:

Enviar um comentário